quinta-feira, 18 de julho de 2013

Terapia Reiki.



A TERAPIA REIKI.

Por Gabriel Mallet Meissner

Reiki é um método de terapia natural que usa a imposição das mãos para canalizar a Energia Vital Universal para si mesmo e para terceiros. Promove o equilíbrio e a melhoria das condições gerais do corpo e da mente e atua em beneficio do Ser como um todo. Por este motivo, é eficaz no tratamento – preventivo ou corretivo – de todo tipo de doenças corporais ou emocionais, como terapia complementar ou não.

Desde gripe até depressão, todas as desordens corporais ou emocionais podem ser tratadas pelo Reiki com sucesso. Seus efeitos são mais evidentes em doenças de ordem emocional, como a Síndrome do Pânico, e psicossomáticas, mas não se limitam elas, abrangendo também desordens corporais em geral.

Doenças crônicas, como asma, também respondem ao tratamento, ainda que sejam mais difíceis e levem mais tempo.

Neste método, a cura se efetua de dentro para fora. É a capacidade de curar a si mesmo que é estimulada, através da energização dos órgãos e centros energéticos da pessoa em tratamento. Pois é o seu baixo nível de energia que torna o corpo suscetível à doença e a mente, à infelicidade.

Ainda, é considerada como fundamental a influência da mente sobre o corpo. Em muitos casos, nota-se que a resposta ao tratamento de uma doença orgânica é acompanhada por uma mudança psicológica positiva, ou mesmo causada por ela. Quando o desespero cede lugar à esperança, a tristeza à alegria, a alienação de si mesmo ao contato com suas próprias emoções, a cura se efetua.

O Reiki é, portanto, uma terapia integrativa. Integra as emoções da pessoa em tratamento e o corpo à mente. É um caminho para o desenvolvimento interior, para o auto-conhecimento. Em última análise, seu objetivo é a felicidade em um sentido amplo.

A felicidade está além do mero “bem-estar”, pois este pode ser ilusório e passageiro. Felicidade é estar consciente de si, de seu papel no mundo, de seu propósito e de seus recursos interiores para cumpri-lo. Esta consciência de propósito e do recurso para concretizá-lo reflete-se na saúde do corpo e da mente. Este quadro é o que pode se chamar verdadeiramente de felicidade.

Tendo em vista este objetivo mais abrangente do que apenas tratar doenças (embora a importância deste aspecto não possa ser minimizado), o Reiki utiliza-se de outros recursos além da canalização de energia através da imposição de mãos. Estes recursos são a meditação e os Cinco Princípios.

A meditação é o caminho para o auto-conhecimento, para o silêncio da mente, a concentração e serenidade. É o estado natural da mente. Dessa forma, meditar é ser a si mesmo, libertando-se das influências aleatórias e inconscientes que o ambiente em que vivemos nos impõe e que, muitas vezes, nos afasta dos desígnios de nossa própria Alma.

A canalização do Reiki facilita muito a meditação, ajudando a tranqüilizar a mente e a viver o momento presente.

Os Cinco Princípios formam os preceitos éticos do Reiki. São conselhos de hábitos mentais e conduta que modificam o padrão mental e promovem uma vida saudável e feliz. São eles:

No dia de hoje,
Não se irrite,
Não se preocupe,
Seja grato,
Trabalhe arduamente,
Seja bondoso com os outros.

O Reiki não é aprendido de uma maneira convencional. Não é com o estudo de livros ou anos de prática de meditação e energização. Ao contrário, é aprendido de uma maneira simples e intuitiva, através de um ritual de iniciação. Neste ritual, realizado por um instrutor habilitado, um Mestre de Reiki, os canais energéticos do aluno são purificados e o Reiki passa a fluir por eles e por suas mãos naturalmente, sempre que desejar. Parece simples demais, mas simplicidade é a grande força do Reiki.

Este método tão simples – e ao mesmo tempo tão eficaz e abrangente – surgiu na década de 20, no Japão, graças ao trabalho de um grande homem, que foi Dr. Mikao Usui. Também chamado de Usui Sensei pelos seus alunos, este mestre da arte da cura foi um dedicado praticante do budismo e do Chi Gung, além de estudioso de muitas religiões, medicina, línguas e temas espirituais.

Após toda uma vida de prática, em que se tornou altamente proficiente na meditação e no Chi Gung, vivenciou o que os zen budistas chamam de Satori – um momento de compreensão profunda da verdadeira natureza da Criação. Neste momento, que ocorreu ao final de um período de 21 dias de meditação e jejum no Monte Kurama, Kyoto, Japão, Mikao Usui compreendeu que havia aberto sua mente, coração e corpo à Energia Vital Universal (Reiki) e que poderia transmiti-la a outras pessoas, assim como ensinar como qualquer pessoa poderia fazer o mesmo. E assim ele o fez, curando e ensinando o Reiki durante os últimos anos de sua vida.

O Reiki é uma grande dádiva e um importante legado que Mikao Usui nos deixou. Não é a solução para todos os problemas do mundo, nem uma cura instantânea para todas as doenças. Mas é um método para a auto-cura e o auto-conhecimento. Como terapia, promove a saúde do corpo e da mente e aumenta a qualidade de vida. Como caminho espiritual, leva à integridade do Ser e ao encontro de si mesmo.

Justamente por isso, tem se difundido no oriente e no ocidente e, certamente, continuará a se difundir ainda mais. Pois o Reiki não é somente um modismo. Sua popularidade deriva de seus resultados rápidos e visíveis. São estes resultados que garantirão que este método se integre cada vez mais à nossa cultura e seja cada vez mais aceito por nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário