quinta-feira, 18 de julho de 2013

Reiki.



Definir REIKI não é fácil, já que qualquer definição busca satisfazer o intelecto, mas o REIKI foge dele.
Podemos assim dizer, que Reiki é a Energia Cósmica que flui amorosamente em todo o universo e que canalizada, harmoniza, cura e regenera o nosso ser holisticamente. É um método de tratamento simples, mas profundo, que potencializa nossa força vital e equilibra as energias do corpo.

O Reiki é um caminho de harmonização interior com o Universo. Atua equilibrando e harmonizando o corpo, a mente e o espírito, expandindo a consciência, elevando os pensamentos, liberando os sentimentos, permitindo que a energia vital do universo preencha todo o "Ser", facilitando e proporcionando o caminho para o seu equilíbrio energético integral.

Na história espiritual da Índia e do Tibet, encontramos menções sobre cura pela imposição das mãos, conhecida como "MÃOS DE BUDA", "PRÁTICA MÉDICA DE BUDA" e, em todas, a iniciação feita por um Mestre autorizado era necessária. Da Índia à Polinésia, do Egito à Ásia Central, podemos rastrear pontos em comum com a prática do REIKI.

No momento atual, torna-se cada vez mais imperativo uma leitura do homem e de sua relação com seu meio ambiente, bem como surge a necessidade de uma definição mais ampla para antigos conceitos como FELICIDADE e CURA. Nesse quadro, os Processos Holísticos de manipulação de energia são cada vez mais solicitados no caminho do homem para sua Cura Integral.

A história do REIKI trata da redescoberta do uso prático desta Energia Cósmica nos dias atuais. Fala de pessoas absolutamente normais, com questionamentos e preocupações, sem que nenhum Mestre de REIKI seja "milagroso". São pessoas comuns, impulsionadas pelo desejo de ajudar e contribuir para que o amor, o conhecimento e a ajuda sejam transmitidos no dia-a-dia, permitindo o acesso à Energia de Vida do Universo a todos os homens.
Todas as pessoas podem, através da pura intenção e uso das suas mãos, ajudar a aliviar e curar, usando a sua própria energia (calor humano e energia magnética).
Entretanto, uma pessoa iniciada no método REIKI tem os corpos físico e etéreo sintonizados em um nível vibratório superior e os seus centros de energia, conhecidos como CHAKRAS, abertos para permitir a canalização e a vibração da energia da Força de Vida e do Universo.

O REIKI não é religião, não é filosofia, não está vinculado a nenhum dogma. É, sim, uma ferramenta maravilhosa para ajudar as pessoas a desenvolver a percepção consciente, o esclarecimento e o respeito ao próximo. Deve, portanto, ser experimentado, para ser conhecido e apreciado. Para se tornar um Reikiano, basta apenas o desejo em receber e aceitar a energia e buscar um Mestre para fazer suas sintonizações.

O REIKI é como ondas radiofônicas, pode ser aplicado no local ou à distância, com sucesso, pois rompe o tempo e o espaço.

O Reiki atua holisticamente, ou seja, atinge os corpos físico, mental, emocional e espiritual, visando não só a cura, como também o retorno ao estado natural de bem estar e felicidade.

****************************************************

A Terapia através do método ou sistema de cura através do Reiki faz parte do espectro das terapias alternativas que vêem o indivíduo como um todo, corpo, mente e alma. Não se ensina Reiki como os outros métodos de cura. O método Reiki é uma técnica para canalizar a energia natural de tal modo que todo o ser possa transformar-se de acordo com seu processo próprio que é único e original. Trabalha-se através de harmonização e energização dos corpos astral e físico como também os chacras.

Chacras são órgãos semi-materiais que tem a função de captar e emanar energia. Estão localizados etericamente ao longo do corpo físico e tem interligação com os órgãos e glândulas. Os três chacras superiores nos conectam com o o céu, com a energia yang, e os três inferiores com a terra, energia yin. O chacra do coração situado entre o yang e yin é responsável pela união desses dois aspectos.

O Reiki é também conhecido como o caminho do coração. Através dele se faz maior o domínio do coração sobre a mente. Criando-se oportunidades ao exercício do amor entre as ações e reações dos demais centros energéticos (chacras).

Enquanto as raízes do Reiki remontam a épocas ancestrais tibetanas de cura natural, o método apresentado aqui foi redescoberto no século passado por Mikao Usui e difundido por Hawaio Takata e outros Mestres.

Esta técnica agora está a caminho de ser largamente utilizada como uma técnica complementar dentro do espectro de técnicas alternativas de tratamento para restabelecer o equilíbrio e saúde.

Cada vez mais profissionais de saúde, terapeutas e curadores estão usando o Reiki como parte de seus programas terapêuticos ou até exercendo-o exclusivamente.

Pode-se dizer que o Reiki nos leva a um ponto fundamental, próximo ao estado de ordem (equilíbrio) original. Ao sermos tratados com o Reiki somos levados a um estado harmônico com o universo. Esta harmonia é capaz de penetrar nas menores células, restabelecendo unidade e saúde porque incita a habilidade do indivíduo de curar-se.

De nenhuma maneira o Reiki pode fazer mal. Porém ao gerar todo um movimento de energia, pode provocar uma limpeza orgânica. Também promove sensações de prazer e bem-estar pelo equilíbrio energético e orgânico resultante do trabalho.
O Reiki pode ser combinado com qualquer outra terapia de tratamento, quer alopática ou alternativa.

Em síntese, o Reiki sintoniza todas as partes do indivíduo gerando um equilíbrio integral e harmônico aumentando a consciência ( a física moderna já provou que o todo verdadeiramente integrado possui uma realidade maior que a soma das partes).

Fonte: Portal Arco Íris-Núcleo Meditação, Estudos e Terapias Holísticas (Apostila de Reiki)
Fatima dos Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário