sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Sabá de Ostara, ritos de primavera.




Nesse dia, os antigos europeus iam até o campo para colher flores e as levavam para casa, pois acreditavam que as flores colhidas no Equinócio da Primavera eram mágicas e, através delas, seriam capazes de conectarem a energia de toda a Natureza.
Essas flores eram secas e com elas eram feitos ornamentos para enfeitar as casas, até Ostara do ano seguinte, em que eram trocadas por novas flores, assegurando assim a continuidade de sorte, saúde e felicidade.
Ostara é o tempo da renovação, o momento ideal de passear por jardins, parques, bosques, florestas e outros lugares verdes, fazendo do passeio um verdadeiro ritual, uma celebração da Natureza e da vida.

Correspondências de Ostara

Cores: verde, amarelo, branco.
Nomes Alternativos; Equinócio da Primavera, Easter, Dia da Senhora.
Deuses: Deuses jovens e da fertilidade e a Deusa, no seu aspecto de Virgem Primavera.
Ervas: tanchagem, lavanda, manjerona, alecrim, lilás, violetas, limão, bálsamo, madressilva, musgo de carvalho, rosas, sabugueiro, salgueiro, açafrão, narciso, junquilho, tulipa, cravos, verbena.
Pedras: quartzo branco, quartzo rosa, ágata, lápis-lazúli, amazonita, citrino.
Atividades:
- Caminhar pelo campo para colher flores. Enfeitar toda a casa com elas.
- Celebrar a Natureza fazendo uma oferenda aos elementais, agradecendo pela beleza proporcionada pela Primavera.
- Plantar uma árvore ou flores.
- Fazer um jardim.
- Colorir ovos e enfeitá-los com símbolos de fertilidade.
- Levar um buquê de flores a uma nascente em homenagem ao Espírito da Primavera.

Comidas e Bebidas Sagradas do Sabbat: Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbat do Equinócio da Primavera são os ovos cozidos, os bolos de mel, as primeiras frutas da estação em ponche de leite. Na Suécia, os "waffles" eram o prato tradicional da época, cremes e leite, pães, saladas, vinho, ponche, leite e iogurte.


.......................................

Eu utilizo para Ostara a cor rosa...claro que em se tratando das flores, quanto mais colorido melhor mas, as velas, toalhas,as fitas que coloco na minha guirlanda é tudo rosa, se por acaso eu tivesse uma túnica específica seria rosa....até a comida fazemos com dentro do possível tenha uma coloração rosa, no bolo mesmo, colocamos gelatina de cereja, morango ou uva que vai deixar com uma coloração rosada, se formos fazer uma sopa para o banquete ritual, colocamos beterraba, daí ela fica rosinha...e por aí vai....

É a energia amorosa e alegre da cor rosa que queremos ancorar nesse momento em nossa vida, um dos instrumentos de toda bruxa, é o próprio uso da cromoterapia e nada melhor do que ativar essa ferramenta mágica num dia de poder, como é o caso dos sabás.


Luma

Nenhum comentário:

Postar um comentário